Gato sem pelos

Sphynx Gato sem pelos

Olhos grandes, orelhas pontudas e rosto afinado: esse é o Sphynx, um gato único! Os gatos da raça Sphynx podem causar certa estranheza quando os vemos pela primeira vez, mas essa aparência diferente dos demais gatos não interfere em nada, é um gatinho como qualquer outro em termos de comportamento. Eles são muito carinhosos e brincalhões, mas são bastante desajeitados. Engana-se quem pensa que por serem desajeitados eles são gatinhos parados, eles gostam mesmo é de pular e brincar. Os Sphynx surgiram devido a uma mutação de genes e sua característica mais marcante, a falta de pelos se dá devido a isto. Por se tornarem muito populares, a raça foi mantida e, hoje, são bastante conhecidos.

 

Saúde

Apesar de todos os cuidados diferenciados que os gatinhos Sphynx devem ter, sua saúde é muito boa, sendo então, um gato saudável e com poucos problemas de genética. Assim como qualquer animal, os cuidados básicos devem ser seguidos, como consultas regradas com o médico veterinário. O maior cuidado que a raça precisa é com a pele, que deve ter frequência de limpeza maior (com lenços umedecidos e, quinzenalmente, banhos com shampoo especial), e também, proteção contra o sol. Dermatites são muito comuns e, por este motivo, as idas ao médico veterinário devem ser imediatas caso você encontre algum tipo de ferimento no seu gatinho

 

Pêlos

O Sphynx possui uma pele muito característica. Diferente dos demais gatos, ele não possui pelos e, por este motivo, as dobrinhas ficam aparentes. Alguns pelos bem finos e curtos podem ser encontrados na ponta do rabo, atrás das orelhas e na barriga. Sua pele é um pouco oleosa, algo perceptível e que também o difere de outras raças.

 

Habilidade

Os Sphynx são gatos extremamente inteligentes, capazes de aprender truques quando ensinados. São muito carinhosos e na maioria das vezes não gostam de ficar sozinhos. Mesmo desajeitados, gostam muito de pular e brincar, até quando adultos. De temperamento tranquilo, gostam de crianças e de outros animais. Se você quer um gatinho que goste de ficar no colo tanto quanto gosta de correr pela casa atrás de um brinquedo, então o Sphynx é ideal para você!

 

Comportamento

Assim como a maioria dos gatos, os Sphynx são muito ativos. Gostam de brincar, pular e correr. Eles se apegam muito aos seus humanos, gostam de companhia para dormir, comer e brincar. São bons companheiros para crianças e extremamente dóceis e leais, além de se adaptarem facilmente à rotina da casa.

 

Tempo de vida

Os Sphynx vivem em média 14 anos.

 

Cuidados

Os Sphynx são muito sensíveis ao frio. Por este motivo, um acompanhamento deve ser mantido em relação até mesmo à sua alimentação, que pode ser diferenciada em épocas de frio intenso (rações com maior valor energético). Por ter a pele exposta devido à falta de pelos, a limpeza das dobrinhas deve ser feita de maneira regrada. Banhos de sol são recomendados apenas com muito protetor solar específico para os gatos e ainda assim, em horários que o sol esteja bem fraquinho para evitar possíveis queimaduras no seu gatinho. A frequência de limpeza das orelhas dos gatinhos Sphynx deve ser semanal.

 

Curiosidades

Além do Sphynx, existem outras quatro raças de felinos sem pelo que são muito parecidas entre si: Donskoy, Ucraniano Levkoy, Bambino e Peterbald. Apesar de visualmente parecer que eles não possuem nenhum pelo cobrindo o corpo, eles são cobertos por uma penugem macia e bem fina, quase como uma camurça. Os Sphynx precisam de cuidados maiores quando tomam sol, pois eles também podem ficar bronzeados devido à exposição de suas peles e sofrer graves queimaduras. O primeiro nome da raça era Moon Cat.

Enviar um comentário

0 Comentários